terça-feira, 24 de julho de 2007

BIJUPIRÁ

Nome popular: Bijupirá Nome científico: Rachycentron canadus.
Habitat: Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul). Mais comum no Nordeste.

Saiba mais: Peixe de escamas muito pequenas. Espécie de superfície e meia-água; vive em áreas costeiras e no alto-mar. Pode ser encontrada ocasionalmente em águas rasas com fundo rochoso ou de recife, assim ocmo em estuários e baías. Normalmente é encontrada sozinha ou aos pares, mas pode formar cardumes pequenos. Alimenta-se de peixes, crustáceos e lulas. A carne é relativamente saborosa e tem muitos apreciadores, mas não é muito comum nos mercados. É um peixe muito lutador e, portanto, muito apreciado pelos pescadores esportivos. Pode ser pescado na beira da praia, em mar aberto e próximo a ilhas e recifes


Equipamento e isca: O equipamento é do tipo médio/pesado; linhas de 20 a 35 libras; e anzóis até nº 7/0. As iscas podem ser naturais, como sardinhas, xereletes, corcorocas e caranguejos, e devem ser colocadas bem na frente do peixe, ou artificiais, como plugs de superfície e meia-água.

Dicas: Pode ser capturado na superfície, a meia-água e no fundo. O ideal é pescar embarcado e esperar que o peixe se canse antes de embarcá-lo.

Nenhum comentário: